Scroll Top

Coloque seu email para acessar um Curso Grátis ensinando várias técnicas de violão para iniciantes. Garanta seu acesso GRÁTIS agora!

Artigos do nosso Blog Vídeo aulas

Dicas de violão para iniciantes

Estas dicas foram criadas especialmente para quem está iniciando no violão. O mais legal é que são dicas com vídeo aulas para o aprendizado ficar mais legal e de fácil compreensão. Veja o artigo completo...

 

Se você ainda está iniciando no violão, se precisa de algumas dicas de violão para iniciantes, então continue lendo este breve artigo, pois vou passar umas dicas bem legais.

PS: Se você não gosta tanto assim da ideia de aprender tocar violão, ou não se sente inspirado, talvez deseje ver outro artigo que escrevi com os Motivos para querer ter aula de violão.

Eu sei bem o que é ter dificuldades quando estamos iniciando, pois já tive muitas. Uma das maiores e piores dificuldades era a execução de acordes com pestanas.

Se você não sabe do que estou falando, trata-se daquelas posições que a gente faz no braço do violão colocando um dedo atravessado no braço, como por exemplo, ao formar o acorde Fá Maior que é cifrada com a letra F, e que a posição do acorde fica como na imagem abaixo.

dicas de violão para iniciantes

Hoje em dia, depois de muita prática, já não tenho mais essas dificuldades.

Tudo é questão de paciência e prática. Se você praticar bastante e tiver paciência para esperar os resultados, com alguns poucos dias você já consegue executar muitos acordes com pestana.

Dicas de violão para iniciantes no acorde Fá maior

Para iniciar com as dicas, vou mostrar um vídeo do Allan Sales onde ele ensina como executar facilmente o acorde Fá maior.

Tocando o Fá com pestana

Para facilitar, vou lhe mostrar duas formas de tocar o Fá. A primeira e correta é esta aqui do vídeo.

 

Você só precisa pegar seu violão aqui pra perto, assistir ao vídeo e praticar.

Fórmula Violão (1)

Mas sei que apesar de não ser impossível para um iniciante tocar acordes com pestana, que apesar de ser apenas uma questão de paciência e prática como já mencionei, ainda assim vai existir pessoas que por algum motivo não vão querer ter tanto trabalho, ou por motivo de alguma deficiência no dedo talvez não pode executar o Fá da forma devida.

Se alguma dessas situações for o seu caso, não se preocupe porque aqui temos a solução. Para resolver isso, vou mostrar um vídeo do Bruno Bicalho onde ele ensina tocar o Fá Maior de um jeito mais fácil , sem necessidade de usar pestana.

Tocando o Fá SEM PESTANA

Claro que o correto é você aprender da forma certa, mas se por algum motivo não poder, ou se desejar um aprendizado mais rápido sem doer os dedos (coisa normal para iniciantes no violão), então você pode aprender da forma que é ensinada no vídeo abaixo.

Isso vai ser mais fácil e já vai quebrar um galho para você tocar suas primeiras canções.

Veja o vídeo!

 

Apenas acordes com pestana

Neste post de hoje, nessas dicas de violão para iniciantes, vou falar apenas dos acordes maiores padrões que precisamos usar pestana. Isso porque, como já falei, foram os que mais tive dificuldades quando estava iniciando, e sei que é dificuldade para muitos.

Dos acordes maiores, apenas dois são necessários usar pestana para tocar corretamente. Esses dois são Fá (que acabamos de falar sobre ele) e Sí.

Já falamos sobre o Fá (F) e agora vamos para o Sí.

Atenção! Quer um Curso Grátis de Violão?

Coloque seu email e acesse agora mesmo o Curso Grátis Violão Express com o passo a passo para iniciantes

Acorde de Sí maior

Tocar o Sí (B) é uma tarefa tão difícil quanto ou até mais do que tocar o Fá, mas isso apenas se você for iniciante.

Nestas dicas de violão para iniciantes de hoje, a ideia é fazer com que você saiba sim da verdade, que não é fácil tocar acordes com pestana, mas que não é impossível.

Dói os dedos, as vezes cansa, as vezes fica chato, principalmente se você não for tão louco por violão quanto eu, mas que no final das contas vale muito a pena aprender. Basta seguir as dicas aqui do blog e você vai aprender rapidinho.

Para você ficar por dentro, se ainda não sabe como é o Sí maior, ele é formado assim…

dicas de violão para iniciantes B

Para facilitar ainda mais, assim como fiz com Fá, aqui no Sí você vai ter a oportunidade novamente de aprender a executar o acorde COM PESTANA ou SEM.

Tocando o Sí com pestana

Basta prestar atenção no vídeo…

Viu como não é tãaaoo difícil assim?

Tocando o Sí SEM PESTANA

Agora vamos aprender a tocar o Sí sem pestana. Mas não posso deixar de relembrar você de que a forma mais adequada é você aprender a tocar COM pestana.

Porém, se prefere aprender SEM porque é mais fácil e não dói tanto os dedos, aqui no vídeo abaixo você aprenderá a tocar o Sí maior de um jeito mais fácil , sem pestana…

Agora que você já sabe como tocar os acordes mais difíceis dos maiores, vou lhe dar mais uma dica para completar estas já passadas.

Como fazer pestanas no violão

Esta dica é um apanhado geral, para você ter mais facilidade na hora de executar qualquer acorde com pestana.

Siga o vídeo!

Viu como é legal e não é tão difícil aprender a tocar violão o quanto parece?

Conclusão

Neste exato momento são 02:00 horas da madrugada, e eu Romaryw estou aqui no Aula de Violão.net criando este artigo para ajudar você. Por que? Porque amo tocar violão e sei que com este artigo posso ajudar muitas outras pessoas.

Então, se você tiver dificuldade, pode entrar em contato que terei prazer em lhe dar dicas.

PS: Algumas pessoas gostariam de aprender a tocar pra valer, aprender rápido seguindo um passo a passo do zero, mas pra isso precisa fazer um curso e poucos estão dispostos a pagar centenas em um curso.

Para resolver isso, fui atras de um bom curso para lhe recomendar. Encontrei um ótimo curso em vídeo aulas que é completo e direcionado para iniciantes. O curso é online, pode se fazer de qualquer lugar, e o preço é super baixo.

Para saber mais sobre este curso, basta clicar aqui.

Agora antes de finalizar eu gostaria de pedir que se você tiver gostado de algo nessas dicas de violão para iniciantes, deixe seu Comentário no formulário mais abaixo, Compartilhe e increva seu e-mail para receber outras dicas legais.

Grande abraço e até o próximo post…

Artigos recomendados:

Como afinar seu violão sem precisar de afinador

– Motivos para querer ter aula de violão

 
 

Sobre o autor | Website

Romaryw Borges: Toca violão desde 2010, é blogueiro desde 2011 e apaixonado por música desde sempre. Por isso criou o www.auladeviolao.net onde posta artigos e vídeos ajudando muitas pessoas que desejam aprender tocar.

Curso GRÁTIS Violão Express. Garanta seu acesso AGORA!

Coloque seu email e acesse agora mesmo o Curso Grátis Violão Express com o passo a passo para iniciantes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Lucia disse:

    Obrigada pelas informações

  2. Lucia disse:

    Muito boas as dicas

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.